Friday, March 23, 2007

Falar claro

Acordei esta manhã com uma dose de euforia de alguns fruto de notícias veiculadas na comunicação social. Ora andando eu já nisto algum tempo e habituada a grandes disparates dos senhores jornalistas, tive a preocupação de esperar calma e serenamente.

Cheguei a pensar reviver o caso "Casa Pia", onde toda vox populi, no meio dos empurrões do metro, lá vai dizendo: "ainda acabam os miudos na cadeia".

Mas afinal o que aconteceu ontem na reunião do CNJ? Que efeitos tem?

Em abstracto, o que o Conselho de Jurisdição vem dizer é que seria possível o Conselho Nacional alterar os estatutos desde que reunidos alguns requisitos e só neste âmbito estariam reunidas as condições para organizar eleições directas ainda antes de um congresso.
Algo que é totalmente diferente de afirmar que o Conselho de Jurisdição decidiu que pode haver directas antes do Congresso e como os estatutos não foram alterados e não é possível haver eleições directas sem alteração de estatutos.
A única dúvida é se depois da clareza do art. 39, mesmo assim, os apoiantes da ala PP querem mudar os estatutos. Aí... meus caros, nada a fazer-lhe. Por mim e perante este estado de coisas, não me admiraria nada que mudassem os estatutos e pusessem lá que alguém pode ser presidente vitalício.

No comments: